6 Maneiras de Fazer o Bebê Parar de Chorar

27 de julho de 2015

6 Maneiras de fazer o bebê parar de chorar:


Para fazer o bebê parar de chorar os pais devem tentar compreender o motivo do choro do bebê para que possam dar uma resposta adequada as suas necessidades.
Geralmente, o choro é a principal forma do bebê alertar os pais de algum desconforto, como fralda suja, frio, fome, dor ou cólica, no entanto, na maior parte dos casos o bebê chora porque está irritado ou com medo.
Assim, deve-se começar por dar de comer ao bebê ou trocar a fralda, por exemplo, e caso estas técnicas não resultem, pode-se usar umas das 6 maneiras de fazer o bebê parar de chorar:

1. Enrolar o bebê numa manta:


Enrolar o bebê numa manta, como mostra a figura, faz com que ele se sinta mais aconchegado e protegido como se ainda estivesse no útero da mãe.

2. Fazer uma massagem no bebê

Fazer uma massagem com óleo de amêndoas no peito, barriga, braços e pernas é uma ótima forma de acalmar o bebê, pois o contacto entre as mãos dos pais e a pele do bebê faz com que os músculos relaxem, levando à sensação de bem-estar.

3. Embalar o bebê

Uma boa maneira de acalmar o bebê consiste em embalá-lo suavemente, utilizando uma das seguintes formas:
  • Caminhar ou dançar suavemente com o bebê ao colo;
  • Passear de carro;
  • Colocar o bebê no carrinho e ficar embalando o bebê durante alguns minutos;
  • Colocar o bebê no sling e caminhar suavemente.
Este tipo de movimento de vai-e-vem é idêntico ao que a mulher fazia na gravidez para sentar e levantar, por exemplo, ajudando o bebê a acalmar.

4. Sugar o dedo ou a chupeta

O movimento de sugar o dedo ou a chupeta, além de distrair o bebê, leva à sensação de bem-estar, podendo ser uma boa maneira de o bebê parar de chorar e acabar por adormecer.

5. Fazer o ruído "shhh"

O som "shh shh" próximo do ouvido do bebé, mais alto do que o choro, pode ser uma forma de o acalmar, porque este som é semelhante aos sons que o bebê ouvia quando estava na barriga da mãe.
O aspirador de pó, o ventilador ou exaustor, o som de água corrente ou um CD com som de ondas do mar podem ser alternativas eficazes, pois emitem sons semelhantes.

6. Deitar o bebê de lado


Para ajudar o bebê a parar de chorar pode-se deitá-lo de lado no colo dos pais segurando a cabeça do bebê ou deitado na cama, nunca o deixando sozinho. Esta posição, chamada posição fetal, é semelhante à posição que o bebê tinha no útero da mãe e, geralmente, ajuda a acalmar.
Se depois de usar estas técnicas o bebê continuar a chorar, pode-se experimentar juntar mais do que uma maneira, como embrulhar o bebê na manta, deitá-lo de lado e balançá-lo para ajudar a acalmá-lo mais rapidamente. 
Por vezes os bebês muito novinhos choram no final da tarde, sem uma causa aparente e por isso nestes casos, estas técnicas podem não funcionar todas as vezes. 
É importante não deixar o bebê chorando muito tempo porque o choro prolongado pode causar danos cerebrais em bebês porque quando o bebê chora exaustivamente seu corpo produz grandes quantidades de cortisol, uma substância ligada ao estresse que ao longo do tempo pode causar alguns danos cerebrais no bebê.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário